sábado, 18 de dezembro de 2010

Bullying

Esse post é interativo! Participe!



As escolas de todo o mundo passam por um sério problema social que, atualmente, está sendo abordado com mais frequência pelos meios de comunicação. Esse problema é denominado "bullying" e significa agressões físicas e morais que ocorrem, principalmente, nas escolas. Esse tipo de violência, muitas vezes, não é percebido pelos professores e pais, por serem vistas como "brincadeiras". Há também o Cyberbullying, o qual as ameaças e agressões são realizadas através de mensagens via celular e sites de relacionamento como Orkut, Twitter, FaceBook e entre outros.
 
Estudos mostram que o "bullying", antes considerado inofensivo, pode gerar sérias conseqüências, tanto para a vítima da violência, quanto para quem pratica. As conseqüências dessa prática, para as vítimas, são depressão e isolamento que podem levar ao suicídio e outras tragédias. As pessoas que praticam a agressão, mais tarde, poderão ser extremamente violentas. O que fazer para evitar esse tipo de violência nas escolas?

A realização de campanhas nos colégios, para ajudar professores, outros funcionários e os pais a lidarem com o "bullying" e a criação de um sistema que os alunos vítimas da agressão possam denunciar o agressor - que já existe em algumas escolas e até faculdades -, podem contribuir para evitar que esse tipo de violência continue acontecendo nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário