sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Ichi rittoru no namida - 1リットルの涙





Ichi rittoru no namida (1 Litro de lágrimas) é um drama japonês exibido pela Fuji Television (Período de exibição: 11 de Outubro de 2005 até 20 de Dezembro de 2005). O dorama é uma adaptação do diário de Aya Kito (19 de Julho de 1962 - 23 de Maio de 1988) que sofria de Degeneração Espinocerebelar, que é uma doença em que as células nervosas do cerebelo, tronco cerebral e a medula são destruídas aos poucos, porém, o cérebro mantém se, por isso os portadores da doença são conscientes de sua situação e com o passar do tempo vão notando a perda de movimentos no dia-a-dia. Essa doença não possui cura. Aya Kito escreveu esse diário por recomendação de seu médico, para observar melhor as alterações que aconteciam dia após dia no seu corpo. Nele ela também relatava sua luta contra a doença com a ajuda de sua família e amigos. Seu livro intitulado de "1 Litro de Lágrimas" vendeu mais de 1,8 milhões de cópias no Japão (de acordo com as informações do Wikipédia). Atualmente seu diário é lido por muitas crianças japonesas, e dá coragem as pessoas que possuem Degeneração Espinocerebelar ou outras doenças.
"As pessoas não deviam viver o passado. É o suficiente fazer o possível no presente."

"O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais."

"Se eu fosse uma flor, minha vida seria um botão. Esse começo de juventude, quero guardar sem arrependimentos."

"Foi preciso um litro de lágrimas."

Aya Kito
Aya Kito tinha apenas 15 anos de idade quando os sintomas começaram a aparecer, lutou até seus 25 anos de idade.

O drama é realmente fiel ao diário de Aya, mas foram colocados personagens para ajudar no enredo do dorama, o que fez com que a estória fosse mais trabalhada.

Na novela, Ikeuchi Aya (personagem muito bem interpretada por Swajiri Erika) é uma adolescente de 15 anos de idade, inteligente e trabalhadora - o verdadeiro orgulho da família - filha de uma família simples e alegre. Seu pai é dono de uma loja de tofu e sua mãe higienista. Aya possui três irmãos: Ako (interpretada por Narumi Riko), Hiroki (Sanada Yuma) e Hika (Miyoshi Ani). Até que certo dia sua mãe nota que a filha está estranha, caindo constantemente e leva Aya ao médico. Então Shioka (mãe de Ikeuchi Aya) descobre a doença da filha. Mas com medo da reação que poderia causar tenta esconder o máximo para garantir que sua filha tenha uma vida normal o maior tempo possível. A família e amigos de Aya tentam apoiá-la na luta contra a doença, na esperança de uma possível cura com os avanços da medicina.

Como já comentei anteriormente, personagens fictícios foram adicionados ao dorama para complementar a história. Então não posso deixar de citar Asou Haruto (personagem interpretado por Nishikido Ryo) que faz um importante papel na novela como amigo de Aya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário