A sociedade dos poetas mortos é um filme estadunidense de 1989 dirigido por Peter Weir e roteiro de Tom Schulman de gênero drama. Ganhou em 1990 o Oscar na categoria de "Melhor filme", "Melhor diretor" e "Melhor ator" para Robin Williams e entre outros prêmios.
O filme se passa na Welton Academy, uma instituição ortodoxa preparatória para rapazes, com um sistema acadêmico rígido e autoritário baseado nos princípios: tradição, honra, disciplina e excelência.
A chegada do professor de literatura John Keating, que era um aluno da academia, muda a rotina dessa conservadora escola, com seus métodos alternativos de ensino.
Para Keating, a escola está preocupada em ensinar e não em fazer o aluno aprender a pensar. Ele inspira seus alunos a perseguirem as suas paixões individuais e tornas suas vidas extraordinárias. Ao explicar o sentido da frase em latim " CarpeDiem" solicita que aproveitem bem suas vidas pois a vida é curta.
Seguindo a recomendação do professor, os rapazes passam a viver intensamente: buscando realizar seus sonhos, conquistar seus amores e o futuro que almejam, questionando e se impondo diante do sistema autoritário da escola e da rigidez de seus pais.
Ao descobrirem o anuário do professor, descobrem que ele participava da "Sociedade dos poetas mortos", que era um grupo de rapazes que se reuniam secretamente para ler e criar poesias.
Elenco:
- Robert Sean Leonard (Neil Perry)
- Josh Charles (Knox Overstreet)
- Gale Hansen (Charles Dalton)
- Dylan Kussman (Richard Cameron)
- Allelon Ruggiero (Steven Meeks)
- Kurtwood Smith (Sr. Perry)
- James Waterston (Gerald Pitts)
Nenhum comentário:
Postar um comentário